Notícias

ATENÇÃO: A partir do dia 01/09/2017, por forma a agilizar os procedimentos de recepção, tratamento e resposta a pedidos de vistos, evitando também repetidas deslocações dos requerentes ao Consulado-Geral, os utentes residentes na nossa área de jurisdição (Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo) passam a ter de enviar obrigatoriamente a documentação necessária por via dos correios , uma vez assegurado o preenchimento do seu cadastro nos SERVIÇOS ONLINE.
A documentação exigida deve ser enviada para a seguinte morada:

Consulado- Geral de Portugal no Rio de Janeiro
“Pedido de Visto (VISA)”
Rua São Clemente, 424 – Botafogo – CEP: 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

PROGRAMA “PORTUGAL NO CORAÇÃO” – Edição 2017

Inscrições até 5 de setembro, no setor de Apoio Social do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, entre as 08h00 e as 15h30, de segunda a sexta-feira.

Atendendo à situação das Comunidades Portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus membros mais idosos, impedindo-os de visitar a Pátria, como seria seu desejo, entendeu-se criar a possibilidade de contemplar com uma visita a Portugal, se não todos os que o pretenderiam, pelo menos alguns daqueles que, quer pela sua situação económica, quer pelo avançado da idade, quer pela distância que os separa da sua terra natal, dificilmente o poderiam fazer pelos seus próprios meios. Este ano, o programa decorrerá na segunda quinzena de outubro de 2017.
Consulte o site do Consulado ou o Portal das Comunidades para mais informações.

Sem valor econômico para os credores da massa falida da Universidade Gama Filho, mas um tesouro da cultura portuguesa, a ‘Biblioteca de Marcello Caetano’, foi entregue ao Real Gabinete Português de Leitura, no Centro. O acervo conta com mais de 30 mil volumes que eram expostos em lugar especial no campus da Piedade nos áureos tempos da universidade. Mas, com o fechamento da Gama Filho em 2014, o patrimônio estava relegado às traças. Os livros foram trazidos como única bagagem por Caetano — o último chefe de governo da ditadura salazarista, derrubada em 1974 pela Revolução dos Cravos — que buscou o exílio no Rio.

Leia mais aqui.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, preside à apresentação do II Encontro de Investidores da Diáspora, que terá lugar nos dias 15 e 16 de dezembro, em Viana do Castelo.

Em dezembro, o I Encontro de Investidores da Diáspora juntou, em Sintra, cerca de 300 representantes de micro e pequenas empresas da Diáspora.

Leia mais aqui.

Os clientes bancários vão poder abrir contas de depósito através de canais digitais (online e mobile), comprovando os seus elementos de identificação com recurso a videoconferência, anunciou nesta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

Leia mais aqui.

NOVO ENDEREÇO:

Rua São Clemente, 424 – Botafogo

CEP 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

 

As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estão abertas ao público, mantendo-se o mesmo sistema de agendamento online e horário de atendimento – 08h00 às 15h30.

 

Para mais informações, consulte o site www.consuladoportugalrj.org.br e a página de facebook www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj.

Informa-se que, por motivo de mudança de instalações, o Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estará encerrado entre os dias 5 e 9 de junho.

Para casos urgentes, favor contatar a Central de Atendimento Telefônico em dias úteis, entre as 08h00 e as 16h00, ou o Gabinete de Emergência Consular (24 horas) através dos números abaixo, para o devido encaminhamento:

– Central de Atendimento: (21) 3861 6450 e/ou (21) 3509 1850

– Gabinete de Emergência Consular (em Portugal):  + 351 217 929 714

– E-mail: riojaneiro@mne.pt

 

As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estarão abertas ao público a partir do dia 12 de junho, mantendo-se o mesmo sistema de agendamento online e horário de atendimento – 08h00 às 15h30.

 

NOVO ENDEREÇO:

Rua S. Clemente, 424 – Botafogo

CEP 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

 

Para mais informações, consulte o site www.consuladoportugalrj.org.br e a página de facebook www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj.

Por ter sido decretado Tolerância de Ponto, este Consulado-Geral estará encerrado no próximo dia 12 de Maio.

Para casos de emergência, favor contatar o Gabinete de Emergência Consular, em Portugal, pelos números + 351 217 929 714  e/ou 96 170 64 72.

Por ser feriado nacional português, este Consulado-Geral estará encerrado no próximo dia 25 de Abril.

Para casos de emergência, favor contatar o Gabinete de Emergência Consular, em Portugal, pelos números:
+ 351 217 929 714 e/ou 96 170 64 72.

Em conjunto com o lançamento do filme O Ornitólogo, o cinema do IMS-RJ organiza, de 30 de março a 12 de abril, a maior retrospectiva já feita no Brasil da obra do realizador português João Pedro Rodrigues.

Clique aqui para ver a programação.