Notícias

No intuito de simplificar os procedimentos e agilizar o atendimento, a partir de 1 de dezembro próximo o Consulado-Geral deixará de permitir o pagamento de emolumentos consulares através de boletos bancários, passando os mesmos a ser pagos exclusivamente por meio de cartão de débito, no decurso do próprio atendimento.
Os utentes com agendamentos até ao final do ano e início do próximo não necessitam de alterar a forma de pagamento, mantendo-se válidos os boletos já pagos.

OBS.: Em casos absolutamente excecionais, em que o utente não disponha de cartão de débito, serão facultados meios alternativos de pagamento.

Terá lugar em Viana do Castelo, entre os dias 15 e 16 de dezembro próximo, por iniciativa do Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas/Gabinete de Apoio aos Investidores da Diáspora (GAID) e da Câmara Municipal de Viana do Castelo, o “II Encontro de Investidores da Diáspora”.

O referido Encontro destina-se a facultar o acesso a informação sobre mecanismos e programas de apoio, regimes de incentivos e financiamentos, com a presença, nos painéis de oradores, de dirigentes ou representantes de instituições e entidades relevantes para o efeito, abordando ainda, este ano, temáticas adicionais e/ou mais aprofundadas, nomeadamente em áreas como a inovação e as novas tecnologias, o universo académico ou a cooperação regional transfronteiriça.

Informações adicionais encontram-se disponíveis no Portal das Comunidades.

As inscrições para o Encontro deverão ser direcionadas para o endereço de correio eletrónico: gaid@mne.gov.pt até o próximo dia 17 de novembro.

No intuito de simplificar os procedimentos e agilizar o atendimento, a partir de 1 de dezembro próximo o Consulado-Geral deixará de permitir o pagamento de emolumentos consulares através de boletos bancários, passando os mesmos a ser pagos exclusivamente por meio de cartão de débito, no decurso do próprio atendimento.
Os utentes com agendamentos até ao final do ano e início do próximo não necessitam de alterar a forma de pagamento, mantendo-se válidos os boletos já pagos.

OBS.: Em casos absolutamente excecionais, em que o utente não disponha de cartão de débito, serão facultados meios alternativos de pagamento.

 

************************************************************************************************************

 

NOVO PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DE VISTO

ATENÇÃO: A partir do dia 01/09/2017, por forma a agilizar os procedimentos de recepção, tratamento e resposta a pedidos de vistos, evitando também repetidas deslocações dos requerentes ao Consulado-Geral, os utentes residentes na nossa área de jurisdição (Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo) passam a ter de enviar obrigatoriamente a documentação necessária por via dos correios , uma vez assegurado o preenchimento do seu cadastro nos SERVIÇOS ONLINE.
A documentação exigida deve ser enviada para a seguinte morada:

Consulado- Geral de Portugal no Rio de Janeiro
“Pedido de Visto (VISA)”
Rua São Clemente, 424 – Botafogo – CEP: 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

Sem valor econômico para os credores da massa falida da Universidade Gama Filho, mas um tesouro da cultura portuguesa, a ‘Biblioteca de Marcello Caetano’, foi entregue ao Real Gabinete Português de Leitura, no Centro. O acervo conta com mais de 30 mil volumes que eram expostos em lugar especial no campus da Piedade nos áureos tempos da universidade. Mas, com o fechamento da Gama Filho em 2014, o patrimônio estava relegado às traças. Os livros foram trazidos como única bagagem por Caetano — o último chefe de governo da ditadura salazarista, derrubada em 1974 pela Revolução dos Cravos — que buscou o exílio no Rio.

Leia mais aqui.

Os clientes bancários vão poder abrir contas de depósito através de canais digitais (online e mobile), comprovando os seus elementos de identificação com recurso a videoconferência, anunciou nesta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

Leia mais aqui.

NOVO ENDEREÇO:

Rua São Clemente, 424 – Botafogo

CEP 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

 

As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estão abertas ao público, mantendo-se o mesmo sistema de agendamento online e horário de atendimento – 08h00 às 15h30.

 

Para mais informações, consulte o site www.consuladoportugalrj.org.br e a página de facebook www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj.

Informa-se que, por motivo de mudança de instalações, o Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estará encerrado entre os dias 5 e 9 de junho.

Para casos urgentes, favor contatar a Central de Atendimento Telefônico em dias úteis, entre as 08h00 e as 16h00, ou o Gabinete de Emergência Consular (24 horas) através dos números abaixo, para o devido encaminhamento:

– Central de Atendimento: (21) 3861 6450 e/ou (21) 3509 1850

– Gabinete de Emergência Consular (em Portugal):  + 351 217 929 714

– E-mail: riojaneiro@mne.pt

 

As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estarão abertas ao público a partir do dia 12 de junho, mantendo-se o mesmo sistema de agendamento online e horário de atendimento – 08h00 às 15h30.

 

NOVO ENDEREÇO:

Rua S. Clemente, 424 – Botafogo

CEP 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

 

Para mais informações, consulte o site www.consuladoportugalrj.org.br e a página de facebook www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj.

Em conjunto com o lançamento do filme O Ornitólogo, o cinema do IMS-RJ organiza, de 30 de março a 12 de abril, a maior retrospectiva já feita no Brasil da obra do realizador português João Pedro Rodrigues.

Clique aqui para ver a programação.

 

É a terceira vez que a cidade é distinguida. Votação online terminou esta sexta-feira, com a vitória da cidade portuguesa, que bateu 19 concorrentes europeias. Clique na imagem para ler o artigo.

porto_melhor

Irá decorrer a quarta edição Vinhos de Portugal no Rio, que irá realizar-se entre os dias 2 e 4 de Junho, no CasaShopping, na Barra da Tijuca. Trata-se de um evento realizado pelo PÚBLICO e pelo jornal brasileiro O Globo, em parceria com a ViniPortugal. As inscrições estão abertas, até ao dia 24 de Fevereiro, para os produtores portugueses que quiserem participar.

Pela primeira vez, o evento irá expandir-se também para a cidade de São Paulo, entre os dias 9 e 11 de Junho, no Shopping JK Iguatemi.

Clique na imagem abaixo para mais informações.

vinhos_portugal