Notícias

*** TABELA DE EMOLUMENTOS CONSULARES EM VIGOR ***

No intuito de simplificar os procedimentos e agilizar o atendimento, a partir de 1 de dezembro próximo o Consulado-Geral deixará de permitir o pagamento de emolumentos consulares através de boletos bancários, passando os mesmos a ser pagos exclusivamente por meio de cartão de débito, no decurso do próprio atendimento.

OBS.: Em casos absolutamente excecionais, em que o utente não disponha de cartão de débito, será disponibilizado no ato do atendimento, um boleto para pagamento na rede bancária.

*** TABELA DE EMOLUMENTOS CONSULARES EM VIGOR ***

 

************************************************************************************************************

 

*** NOVO PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DE VISTO ***

ATENÇÃO: A partir do dia 01/09/2017, por forma a agilizar os procedimentos de recepção, tratamento e resposta a pedidos de vistos, evitando também repetidas deslocações dos requerentes ao Consulado-Geral, os utentes residentes na nossa área de jurisdição (Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo) passam a ter de enviar obrigatoriamente a documentação necessária por via dos correios , uma vez assegurado o preenchimento do seu cadastro nos SERVIÇOS ONLINE.
A documentação exigida deve ser enviada para a seguinte morada:

Consulado- Geral de Portugal no Rio de Janeiro
“Pedido de Visto (VISA)”
Rua São Clemente, 424 – Botafogo – CEP: 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

Sem valor econômico para os credores da massa falida da Universidade Gama Filho, mas um tesouro da cultura portuguesa, a ‘Biblioteca de Marcello Caetano’, foi entregue ao Real Gabinete Português de Leitura, no Centro. O acervo conta com mais de 30 mil volumes que eram expostos em lugar especial no campus da Piedade nos áureos tempos da universidade. Mas, com o fechamento da Gama Filho em 2014, o patrimônio estava relegado às traças. Os livros foram trazidos como única bagagem por Caetano — o último chefe de governo da ditadura salazarista, derrubada em 1974 pela Revolução dos Cravos — que buscou o exílio no Rio.

Leia mais aqui.

Os clientes bancários vão poder abrir contas de depósito através de canais digitais (online e mobile), comprovando os seus elementos de identificação com recurso a videoconferência, anunciou nesta segunda-feira o Banco de Portugal (BdP).

Leia mais aqui.

NOVO ENDEREÇO:

Rua São Clemente, 424 – Botafogo

CEP 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

 

As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estão abertas ao público, mantendo-se o mesmo sistema de agendamento online e horário de atendimento – 08h00 às 15h30.

 

Para mais informações, consulte o site www.consuladoportugalrj.org.br e a página de facebook www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj.

Informa-se que, por motivo de mudança de instalações, o Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estará encerrado entre os dias 5 e 9 de junho.

Para casos urgentes, favor contatar a Central de Atendimento Telefônico em dias úteis, entre as 08h00 e as 16h00, ou o Gabinete de Emergência Consular (24 horas) através dos números abaixo, para o devido encaminhamento:

– Central de Atendimento: (21) 3861 6450 e/ou (21) 3509 1850

– Gabinete de Emergência Consular (em Portugal):  + 351 217 929 714

– E-mail: riojaneiro@mne.pt

 

As novas instalações do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro estarão abertas ao público a partir do dia 12 de junho, mantendo-se o mesmo sistema de agendamento online e horário de atendimento – 08h00 às 15h30.

 

NOVO ENDEREÇO:

Rua S. Clemente, 424 – Botafogo

CEP 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

 

Para mais informações, consulte o site www.consuladoportugalrj.org.br e a página de facebook www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj.

Em conjunto com o lançamento do filme O Ornitólogo, o cinema do IMS-RJ organiza, de 30 de março a 12 de abril, a maior retrospectiva já feita no Brasil da obra do realizador português João Pedro Rodrigues.

Clique aqui para ver a programação.

 

É a terceira vez que a cidade é distinguida. Votação online terminou esta sexta-feira, com a vitória da cidade portuguesa, que bateu 19 concorrentes europeias. Clique na imagem para ler o artigo.

porto_melhor

Irá decorrer a quarta edição Vinhos de Portugal no Rio, que irá realizar-se entre os dias 2 e 4 de Junho, no CasaShopping, na Barra da Tijuca. Trata-se de um evento realizado pelo PÚBLICO e pelo jornal brasileiro O Globo, em parceria com a ViniPortugal. As inscrições estão abertas, até ao dia 24 de Fevereiro, para os produtores portugueses que quiserem participar.

Pela primeira vez, o evento irá expandir-se também para a cidade de São Paulo, entre os dias 9 e 11 de Junho, no Shopping JK Iguatemi.

Clique na imagem abaixo para mais informações.

vinhos_portugal

A partir da próxima quinta-feira irá começar o Festival Internacional de Cinema de Berlim, que conta este ano com nove filmes portugueses ou com coprodução nacional, superando a presença lusa na edição de 2016. Clique na imagem abaixo para mais informações.

filmes_portugueses

Depois do sucesso da Web Summit, Portugal irá agora acolher, entre 7 a 9 de Junho, a Wine Summit. Será o primeiro Encontro Internacional de Vinhos alguma vez realizado, que terá lugar no centro de Congressos do Estoril, em Cascais. Será uma cimeira mundial dedicada ao vinho, que contará com vários debates e os maiores nomes da indústria vinícola. Clique na imagem abaixo para mais informações.

wine