AVISOS

Por motivo de manutenção urgente do sistema eléctrico do Consulado-Geral, que obrigará ao encerramento da rede eléctrica durante todo o dia, as instalações consulares encontrar-se-ão encerradas durante todo o próximo dia 9 de Novembro, sexta-feira. Os utentes agendados para esse dia serão contactados no sentido de remarcar os respectivos agendamentos para a semana seguinte.

 

************************************************************************************************************

 

ABERTURA DE CONCURSO EXTERNO PARA ASSISTENTE DE RESIDÊNCIA

 

Torna-se público que se encontra aberto, pelo prazo de 10 dias a contar da data de publicação do presente aviso, concurso externo para o preenchimento de 1 posto de trabalho, na categoria de Assistente de Residência, com a remuneração mensal ilíquida de R$1.559,10, para exercer funções de Assistente de Residência no Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro, com contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado.

Os candidatos deverão entregar em mãos, no prazo estabelecido no Aviso, um requerimento com os dados biográficos. O requerimento deverá ser entregue na receção do Consulado-Geral, dentro do horário de funcionamento (dias úteis das 08h00 às 15h30).

 

Clique aqui para ler o Regulamento.

 

Rio de Janeiro, 18 de setembro de 2018.

 

************************************************************************************************************

 

*** ABERTURA DE CONCURSO PARA CHEFE DE CHANCELARIA E CONTABILIDADE ***

 

Foi hoje (06/09/2018) publicado o Aviso de Abertura de Concurso para seleção e provimento do cargo de Chefe de Chancelaria e Contabilidade no Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro.

O mesmo Aviso, do qual constam os requisitos legais de provimento, a área de atuação do lugar a prover e os métodos de seleção, está disponível na página do Ministérios dos Negócios Estrangeiros e na nossa página eletrónica, clique aqui para acessá-la.

As candidaturas deverão ser formalizadas no prazo de 10 dias úteis contados a partir desta data, ou seja, até a próxima quinta-feira (20/09/2018).

 

 

************************************************************************************************************

 

***ENTREGAS DE CARTÕES DE CIDADÃO E CARTAS-PIN NO CONSULADO-GERAL***

 

Considerando os atrasos e extravios recorrentes de “cartas-pin”, as mesmas passaram a ser enviadas para o Consulado-Geral, onde serão agora recolhidas ao mesmo tempo que os Cartões de Cidadão, sem necessidade de agendamento prévio. Para tal, os utentes, passado um mínimo de trinta dias (cartões urgentes) e sessenta dias (cartões normais), devem contactar o e-mail: cartaodecidadao.cgrio@mne.pt para verificar se o Cartão de Cidadão já se encontra no Consulado-Geral. E em caso positivo, devem dirigir-se ao Consulado-Geral munidos obrigatoriamente do chamado “pedido inicial” (documento entregue aquando do pedido). Os horários para entrega são segunda a quinta-feira, entre as 12h30 e as 15h00, ou à sexta-feira, das 08h00 às 12h30.

Entrega de Cartão de Cidadão com pedido de Passaporte continua a necessitar de agendamento prévio pelo site.

Em dias de procura muito intensa, o Consulado-Geral poderá ver-se forçado a limitar o número de entregas de Cartões de Cidadão e “cartas-pin”.

 

************************************************************************************************************

*** Pagamento EXCLUSIVO por cartão de débito a partir de 1 de Dezembro de 2017 ***

 

*** TABELA DE EMOLUMENTOS CONSULARES EM VIGOR ***

 

No intuito de simplificar os procedimentos e agilizar o atendimento, a partir de 1 de dezembro próximo o Consulado-Geral deixará de permitir o pagamento de emolumentos consulares através de boletos bancários, passando os mesmos a ser pagos exclusivamente por meio de cartão de débito, no decurso do próprio atendimento.

OBS.: Em casos absolutamente excecionais, em que o utente não disponha de cartão de débito, será disponibilizado no ato do atendimento, um boleto para pagamento na rede bancária.

 

*** TABELA DE EMOLUMENTOS CONSULARES EM VIGOR ***

 

************************************************************************************************************

 

*** NOVO PROCEDIMENTO PARA EMISSÃO DE VISTO ***

 

ATENÇÃO: A partir do dia 01/09/2017, por forma a agilizar os procedimentos de recepção, tratamento e resposta a pedidos de vistos, evitando também repetidas deslocações dos requerentes ao Consulado-Geral, os utentes residentes na nossa área de jurisdição (Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo) passam a ter de enviar obrigatoriamente a documentação necessária por via dos correios , uma vez assegurado o preenchimento do seu cadastro nos SERVIÇOS ONLINE.
A documentação exigida deve ser enviada para a seguinte morada:

Consulado- Geral de Portugal no Rio de Janeiro
“Pedido de Visto (VISA)”
Rua São Clemente, 424 – Botafogo – CEP: 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

 

************************************************************************************************************

 

Atendendo à situação das Comunidades Portuguesas no estrangeiro e a situações de menor prosperidade que atingem alguns dos seus membros mais idosos, impedindo-os de visitar a Pátria, como seria seu desejo, entendeu-se criar a possibilidade de contemplar com uma visita a Portugal, se não todos os que o pretenderiam, pelo menos alguns daqueles que, quer pela sua situação económica, quer pelo avançado da idade, quer pela distância que os separa da sua terra natal, dificilmente o poderiam fazer pelos seus próprios meios.

Em curso desde 1996, o objetivo do Programa é trazer a Portugal portugueses com mais de 65 anos de idade, residentes fora da Europa e que, por razões de ordem económica, não visitam o nosso País há mais de 20 anos.

As candidaturas deverão ser enviadas ou entregues em mão ao Serviço Social do Consulado-Geral de Portugal no Rio de Janeiro, até ao próximo dia 14 de setembro.

As fichas de inscrição e demais informações encontram-se disponíveis abaixo:

https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/apoios/area-cultural-e-movimento-associativo-old/156-programa-portugal-no-coracao