Alteração de Morada

Já possuo o Cartão de Cidadão e mudei de endereço, como devo proceder?

Sempre que um nacional português residente na área de jurisdição deste Consulado-Geral (Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo) mude de endereço, essa alteração deverá ser comunicada ao Consulado, para atualização de seus documentos bem como do seu cadastro no Consulado e junto às autoridades portuguesas.

OBS.: A alteração de morada NÃO deve ser solicitada quando o Cartão de Cidadão já estiver vencido ou a vencer. Nesses casos, a melhor opção é solicitar a emissão de um novo Cartão de Cidadão e no dia agendado para a renovação, apresentar o comprovante de residência com o novo endereço.

A Alteração de Morada é feita pessoalmente neste Consulado-Geral mediante agendamento e pagamento prévio do serviço. Consulte o Sistema de Atendimento para mais informações.


No dia e hora agendados, deverá apresentar os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão;
  • Carta PIN;
  • Comprovante de endereço (água, luz, telefone etc.);
  • O boleto bancário e o comprovante original do respectivo pagamento.
    Se possível, deverá ainda apresentar o comprovante do agendamento.

 

Para confirmar a Alteração da Morada:

Após esta tramitação no Consulado, deverá aguardar o envio da carta referente à alteração solicitada para a sua nova residência, pelos serviços em Portugal, e voltar a comparecer ao Consulado somente após o recebimento da mesma, sem necessidade de agendamento. Deverá apresentar essa carta, além do Cartão de Cidadão e da Carta PIN, pois somente mediante a apresentação dos 3 documentos será possível confirmar a nova morada.

ATENÇÃO:
Não é permitido a terceiros fazer a alteração de morada, devendo o titular do Cartão de Cidadão comparecer pessoalmente ao Consulado. No caso do titular ser menor de idade, deve comparecer acompanhado do representante legal.