Cartão de Cidadão

Sistema de atendimento
Antes de começar, entenda como funciona o atendimento no Consulado.

Entrega do Cartão de Cidadão

O que é necessário para proceder ao recebimento do Cartão de Cidadão e respectiva Carta Pin?

Tendo em conta as dificuldades que vêm sendo sentidas pelos serviços do Consulado-Geral no que respeita ao contacto atempado junto dos utentes para confirmação de chegada de cartões de cidadão, informamos que todos os cartões de cidadão pedidos a partir de 4 de fevereiro, passarão a ser entregues mediante agendamento na nossa plataforma online.

Os utentes deverão agendar a entrega do cartão ou a solicitação de passaporte para uma data nunca anterior a 60 dias corridos após o seu atendimento no consulado, para pedidos normais, ou 40 dias corridos, para pedidos urgentes. Se agendarem em data anterior, estarão arriscando uma visita em vão ao consulado e a prejudicar outros utentes.

Se os utentes cumprirem com estas indicações, e tendo em conta as vagas de agendamento diárias que serão disponibilizadas, este sistema permitirá uma resposta mais rápida e eficaz do que aquele até agora em utilização.

OBS1:Os utentes que tenham solicitado o cartão de cidadão antes de 4 de fevereiro poderão realizar a retirada SEM AGENDAMENTO, de segunda a quinta-feira (excepto feriados), das 12h30 às 15h00, e na Sexta (excepto feriados), das 08h00 às 12h30. 

ATENÇÃO : Somente para pedidos realizados antes do dia 04/02/2019 (veja data do pedido no Protocolo do Pedido de Cartão de Cidadão). Após esta data, conforme instrução em nosso site, a entrega deverá ser agendada!

OBS2: Os utentes que tenham agendado pedido de passaporte NÃO precisam de agendar entrega do cartão de cidadão, que será entregue no dia em que vierem solicitar o passaporte.

OBS3: Não será efetuada, em circunstância alguma, troca de serviço para quem tenha agendado “entrega” de cartão de cidadão mas pretenda na realidade solicitar o cartão ou o passaporte.

 

IMPORTANTE:

No momento do recebimento do Cartão de Cidadão, o requerente é solicitado a validar e confirmar todos os dados constantes do respectivo documento. Não serão aceites reclamações posteriores referentes ao Cartão de Cidadão já entregue.

O requerente dispõe do prazo de um ano após a data da emissão do Cartão de Cidadão para proceder ao levantamento deste. Decorrido este prazo, o documento será obrigatoriamente invalidado.

Os documentos de identificação a substituir pelo Cartão de Cidadão serão inutilizados no ato do recebimento do novo Cartão de Cidadão.

O cartão de cidadão só poderá ser recebido pelo próprio, munido de identificação válida ou por terceiro munido de procuração para o efeito.

Os menores deverão ser acompanhados pelo representante legal (pai ou mãe, ou terceiro munido de procuração assinada por ambos os progenitores).