Cartão de Cidadão

Sistema de atendimento
Antes de começar, entenda como funciona o atendimento no Consulado.

Entrega do Cartão de Cidadão

O que é necessário para proceder ao recebimento do Cartão de Cidadão e respectiva Carta Pin?

  • Ter já comparecido previamente ao Consulado para solicitar a emissão ou a renovação do Cartão de Cidadão, com a recolha dos seus dados biométricos. Caso não o tenha feito clique aqui.
  • Enviar e-mail para: cartaodecidadao.cgrio@mne.pt para confirmar se o Cartão de Cidadão e respectiva Carta Pin já se encontram neste Consulado-Geral, sendo imprescindível indicar o número do pedido (consta na parte superior esquerda do comprovante do pedido).
  • O cartão de cidadão só poderá ser recebido pelo próprio, munido de identificação válida ou por terceiro munido de procuração para o efeito.
  • Os menores deverão ser acompanhados pelo representante legal (pai ou mãe, ou terceiro munido de procuração assinada por ambos os progenitores).

ATENÇÃO
Procurando facilitar o atendimento dos utentes, informamos que a recolha de cartão do cidadão passa a ser feita SEM AGENDAMENTO, de Segunda a Quinta (excepto feriados), das 12h30 às 15h00, E na Sexta, das 08h00 às 12h30

IMPORTANTE

No momento do recebimento do Cartão de Cidadão, o requerente é solicitado a validar e confirmar todos os dados constantes do respectivo documento. Não serão aceites reclamações posteriores referentes ao Cartão de Cidadão já entregue.

O requerente dispõe do prazo de um ano após a data da emissão do Cartão de Cidadão para proceder ao levantamento deste. Decorrido este prazo, o documento será obrigatoriamente invalidado.

Os documentos de identificação a substituir pelo Cartão de Cidadão serão inutilizados no ato do recebimento do novo Cartão de Cidadão.