Homologação de Diplomas

Para registrar o seu diploma de nível superior em Portugal, deve começar por consultar a Universidade que escolher para fazer tal homologação, de modo a verificar exatamente quais os documentos necessários.

Em regra, as Universidades costumam exigir a apresentação dos seguintes documentos:

  • Histórico escolar da conclusão do curso de 2º Grau (fotocópia autenticada);
  • Diploma do Curso superior (fotocópia autenticada);
  • Histórico escolar da Faculdade (fotocópias autenticadas);
  • Carga horária (fotocópia autenticada);
  • Programa das disciplinas do Curso superior (fotocópia autenticada);
  • Outros documentos pós-universitários (fotocópias autenticadas).

ATENÇÃO
Com relação ao programa das disciplinas, sugere-se que monte um dossier, devidamente encadernado, cuja primeira página seja uma declaração da Universidade na qual conste o número de páginas que compõem o programa anexo do curso em questão. Essa declaração deverá ter a assinatura do emitente reconhecida em Cartório.

Os documentos brasileiros, para serem válidos em Portugal, deverão ser autenticados em cartórios brasileiros com a Apostila de Haia.

Depois de ter os documentos legalizados, o interessado deverá entregar, ou enviar pelo correio, na Universidade que ministra o curso da sua área, em Portugal.

Dependendo da Universidade, existem taxas a serem pagas pela homologação. Por isso deve sempre pedir maiores esclarecimentos à Universidade que escolher.

Poderá ainda contactar a ordem profissional correspondente a sua profissão:

Consulte o nosso Sistema de Atendimento para saber mais informações acerca de outros serviços consulares, agendamentos, cadastros, pagamentos, horário de funcionamento, entre outros.