Prova de Vida

Os cidadãos portugueses que precisem apresentar a “prova de vida” junto à segurança social portuguesa para continuarem a receber as suas pensões, deverão comparecer presencialmente ao Consulado no horário de atendimento ao público (08h00 às 15h30) para obter o documento, no sector de Apoio Social, apresentando os documentos necessários:

ATENÇÃO
Não é necessário efetuar agendamento para obter a prova de vida. A prova de vida é um serviço gratuito.


Documentos necessários

1. Impresso próprio enviado pelo Centro Nacional de Pensões para a residência do pensionista;

NOTA
Caso o pensionista não tenha recebido o Impresso do Centro Nacional de Pensões, o Consulado poderá emitir um Certificado de Prova de Vida.

2. Documento identificação (Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão ou Passaporte);

3. Comprovante de residência.

IMPORTANTE
Os cidadãos que não possam se deslocar ao Consulado, por razão de doença devidamente comprovada, poderão solicitar a um familiar que obtenha o documento em seu nome.

Para isso, deverão ser apresentados, além dos documentos necessários referidos acima, o atestado com data recente passado pelo médico assistente referindo a impossibilidade de o pensionista se deslocar por razões de saúde, bem como o documento de identificação do familiar.

Consulte o nosso Sistema de Atendimento (inserir link) para saber mais informações acerca de outros serviços consulares, agendamentos, cadastros, pagamentos, horário de funcionamento, entre outros.