Título de Viagem Única (TVU)

*** Apenas para viagens diretas para Portugal, sem qualquer escala aeroportuária ***

O título de viagem única é um documento de viagem de emergência emitido somente para os cidadãos de nacionalidade portuguesa, devidamente confirmada, que se encontrem não documentados no estrangeiro, precisem de viajar urgentemente para Portugal (por via direta, sem escalas) e não disponham de tempo útil para a emissão do passaporte comum.

Este documento único de viagem pode ser solicitado somente em circunstâncias de natureza urgente e excepcional, que deverão ser comunicadas e comprovadas pelo Consulado.

O título de viagem tem a validade máxima de 15 dias e só poderá ser usado para uma única viagem com destino a Portugal. Não é permitido regressar com o mesmo documento, pelo que, ao chegar a Portugal, se recomenda a solicitação de um passaporte eletrônico português comum.

ATENÇÃO
Recorda-se que não é aconselhável a aquisição de passagens aéreas sem ter em mãos o passaporte válido. Informa-se que este Consulado-Geral  não se responsabiliza por eventuais prejuízos por títulos de viagem não autorizados.

Como fazer para solicitar o Título de Viagem Única

Para solicitar o Título de Viagem Única, é necessário comparecer presencialmente ao Consulado entre as 08:00 hs às 12:00 hs, de segunda a sexta-feira, e apresentar os documentos abaixo.

Documentos necessários

1) Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
2) Passaporte português fora de validade, caso possua;
3) Comprovante da urgência da deslocação a Portugal;
4) Comprovante da passagem com destino a Portugal, com data de viagem não superior a 15 dias;
5) Duas fotografias 3×4 atuais coloridas;
6) Comprovante do pagamento do serviço.

NOTA
O pagamento do serviço será realizado no Consulado, após análise do pedido de emissão do título de viagem única, incluindo a comprovação da situação de urgência. Caso seja autorizado, o título de viagem única será entregue no próprio dia, ou no dia útil imediatamente a seguir.