Título de Viagem Única (TVU)

 

O título de viagem única é um documento de viagem de emergência emitido somente para os cidadãos de nacionalidade portuguesa, devidamente confirmada, que se encontrem não documentados no estrangeiro, precisem de viajar urgentemente para Portugal e não disponham de tempo útil para a emissão do passaporte comum.

Este documento único de viagem pode ser solicitado somente em circunstâncias de natureza urgente e excepcional, que deverão ser comunicadas e comprovadas pelo Consulado.

O título de viagem tem a validade máxima de 15 dias e só poderá ser usado para uma única viagem com destino a Portugal. Não é permitido regressar com o mesmo documento, pelo que, ao chegar a Portugal, se recomenda a solicitação de um passaporte eletrônico português comum.

ATENÇÃO
Recorda-se que não é aconselhável a aquisição de passagens aéreas sem ter em mãos o passaporte válido. Informa-se que este Consulado-Geral  não se responsabiliza por eventuais prejuízos por títulos de viagem não autorizados.

Como fazer para solicitar o Título de Viagem Única

Para solicitar o Título de Viagem Única, é necessário comparecer presencialmente ao Consulado entre as 08:00 hs às 12:00 hs, de segunda a sexta-feira, e apresentar os documentos abaixo.

Documentos necessários

1) Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão;
2) Passaporte português fora de validade, caso possua;
3) Comprovante da urgência da deslocação a Portugal;
4) Comprovante da passagem com destino a Portugal, com data de viagem não superior a 15 dias;
5) Duas fotografias 3×4 atuais coloridas;
6) Comprovante do pagamento do serviço.

NOTA
O pagamento do serviço será realizado no Consulado, após análise do pedido de emissão do título de viagem única, incluindo a comprovação da situação de urgência. Caso seja autorizado, o título de viagem única será entregue no próprio dia, ou no dia útil imediatamente a seguir.