Pedidos de Certidões

Para maior comodidade dos seus utentes, este Consulado-Geral pode emitir certidões de nascimento, casamento e óbito dos cidadãos portugueses, desde que as mesmas não estejam nos Arquivos Distritais.

As certidões com mais de 100 anos estão registradas nos Arquivos Distritais, devendo nesse caso o interessado solicitá-la diretamente ao Arquivo Distrital correspondente à naturalidade do nacional português. Para efeito segue o link com os endereços dos Arquivos Distritais de Portugal:

http://www.aatt.org/site/index.php?P=3

 

Como proceder para pedir uma certidão

Caso necessite de pedir uma certidão junto deste Consulado-Geral, deverá:

1. Cadastrar-se nos Serviços ONLINE.

2. Preencher corretamente o requerimento de pedido de certidão com todos os dados necessários para emissão da mesma. Clique aqui para obtê-lo.

3. Emitir o boleto bancário e efetuar o pagamento dos emolumentos correspondentes.

4. Enviar por correio registrado o requerimento, o boleto original e o comprovativo
do respectivo pagamento e, ainda, um envelope já endereçado, para:

Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro
Pedido de certidões
Rua São Clemente, 424 – Botafogo – CEP 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

Caso queira contactar diretamente a Conservatória que detém a certidão clique aqui ou solicite a sua certidão online através do Portal do Cidadão – Certidões online  http://www.portaldocidadao.pt/portal/pt/certidoes_online/hp.htm

ATENÇÃO: As certidões de nascimento para fins de instrução de processos de nacionalidade, transcrição de casamento ou óbito são obtidas gratuitamente pelo Consulado para cidadãos portugueses no dia do atendimento no setor do Registro Civil, desde que não estejam nos Arquivos Distritais.