Instruções de envio

NOVOS PROCEDIMENTOS  – Instruções de envio pelos correios (a partir de setembro de 2017)

ATENÇÃO:

  • Leia atentamente as instruções e siga correctamente os procedimentos.
  •  Só serão aceites os processos completos e correctos, caso contrário serão devolvidos imediatamente.
  • Não compre passagem sem ter o visto autorizado. O consulado não se responsabiliza por encargos decorrentes de eventuais alterações de datas.

Por forma a agilizar os procedimentos de receção, tratamento e resposta a pedidos de visto, evitando também repetidas deslocações dos requerentes ao Consulado-geral, os utentes residentes na nossa área de jurisdição (Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo) passam a ter de enviar obrigatoriamente a documentação necessária por via dos correios , uma vez assegurado o preenchimento do seu cadastro nos SERVIÇOS ONLINE. A documentação exigida deve ser enviada para a seguinte morada:

 

Consulado- Geral de Portugal no Rio de Janeiro
“Pedido de Visto (VISA)”
Rua São Clemente, 424 – Botafogo – CEP 22260-006 Rio de Janeiro – RJ

 

Nunca se deve enviar pelos correios originais de documentos de identificação pessoal (RG, RNE, e Passaporte), mas sim cópias, sendo os originais de apresentação obrigatória aquando da convocação para comparecer no Consulado-geral.

 

  •  Dentro do envelope envie um envelope Sedex, já com o seu endereço marcado no destinatário. Este envelope servirá para lhe devolvermos os seus documentos, quando for o caso.
  •  Os processos são individuais. Todas as divergências devem ser corrigidas antes de enviar o pedido.  
  • Não misture processos de assuntos diferentes no mesmo envelope, use sempre envelopes separados.

Após o recebimento, os documentos serão verificados, e, caso estejam corretos, o requerente será convocado pelo funcionário a comparecer neste Consulado.

  • O utente precisa comparecer ao menos duas vezes ao Consulado. Essa convocação será realizada pelo funcionário que indicará dia e hora para uma entrevista inicial e posterior retirada do visto.
  • Os prazos informados em nosso site são médios, portanto o pedido pode ser liberado antes como também poderá ser necessário um prazo maior. Neste caso deverá, impreterivelmente, aguardar nosso contato.

Será necessário um prazo maior, principalmente nas épocas de início de estudos e de festividades. Nos casos de visto de residência esse prazo é de 60 dias. Por isso, aguarde o nosso contacto.

Lembramos que o pagamento do serviço será realizado após o contato do funcionário.

No dia agendado, deve comparecer, na hora marcada, apenas o requerente. Devido ao elevado fluxo de pedidos, está fixada uma tolerância máxima de dez minutos.